Até domingo, dia 7 de setembro, Itapecerica da Serra será palco do Festival Literário 2025, com uma programação cultural gratuita que reúne oficinas, teatro, música, saraus e apresentações para todas as idades. O evento acontece no Parque do Povo, localizado na Rua Delfim Verde, 500, Jardim das Palmeiras. E a entrada é gratuita.

Entre os destaques está o bate-papo com o poeta Sérgio Vaz, nesta sexta-feira, 5/9, às 19h. Reconhecido nacionalmente como fundador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), Vaz é um dos principais nomes da literatura marginal no Brasil e promete compartilhar sua trajetória, reflexões e poesias em um encontro que valoriza a cultura popular e a força da periferia na literatura.

Além da participação do poeta, a sexta-feira conta com oficinas, apresentações de teatro Lambe-Lambe, sarau literário, e pockets shows musicais com artistas da região, como Wesley Barbosa, Thalia Abdon e outros.

No sábado, 6, o destaque fica por conta do show da cantora Kell Smith, às 20h, ao lado de Núbia Oliveira, Banda Soul o Samba e DJ Max.

Programação

  • Sábado (6/9) – 10h às 22h

    Espetáculo “Itapecerica tem História”, sarau literário, música com DJ Max e grande show de Kell Smith.

  • Domingo (7/9) – 10h às 20h30

    Sarau Itapoesia, sessão de autógrafos, com a participação do escritor Kara’i Tukumbó, autor de “As Aventuras de Kara’i Tukumbó”. Além de escritor, Tukumbó é artista plástico, professor, ativista e palestrante, trazendo ao público uma vivência rica em cultura, arte e ancestralidade. A programação gratuita começa às 11h e também contará com bate-papo aberto com o escritor.

    Durante o evento, Tukumbó também trará trechos da sua nova obra: “As Aventuras de Karai Tukumbó - O Espírito das Águas”, terceiro de sua saga em que o protagonista Tukumbó, já mais velho, enfrenta sua primeira missão como guardião.

  • Haverá ainda apresentações musicais com Alexandre Oliveira, Júlia Ferreira, Nando Souza e Corporação Musical Imaculada Conceição. O encerramento será com a Banda Carambola Big Band.

Cultura e valorização local

De acordo com os organizadores, o Festival Literário busca estimular a leitura, promover a diversidade cultural e valorizar artistas da cidade e da região. Além dos shows e apresentações, alunos da rede municipal e estadual participam com saraus, autógrafos e intervenções artísticas.

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio da APAA, do Governo do Estado de São Paulo e da CultSP.

 

Fotos divulgação