Moradores de Itapecerica da Serra e Embu das Artes enfrentaram uma semana de caos no abastecimento de água e, mesmo assim, não terão desconto na conta, segundo informou a Sabesp, a rede globo de televisão, na manhã de segunda. A companhia afirmou que o fornecimento começou a ser normalizado na manhã de domingo (27), mas admitiu que bairros localizados em áreas mais altas devem esperar até o decorrer desta segunda-feira (28) para ter a situação regularizada.
O problema teve início após o rompimento de uma tubulação em Embu das Artes. Embora o reparo emergencial tenha sido concluído no fim da tarde de domingo, um novo furo foi registrado no mesmo local, provocando mais transtornos e frustração entre os moradores. Alguns chegaram a relatar o retorno da água ainda no domingo, mas de forma intermitente.
Na sexta-feira (25), revoltados com a falta de resposta, moradores realizaram um protesto e fecharam a Rodovia Régis Bittencourt, no bairro Santa Amélia, sentido Curitiba, causando congestionamento e chamando a atenção para a gravidade do problema.
Durante a crise, caminhões-pipa foram disponibilizados tanto pela Prefeitura quanto pela Sabesp. O prefeito Ramon Corsini, ao lado do vice Allan Dias e de representantes do governo municipal, esteve no local para acompanhar os reparos e prestar esclarecimentos à população.
A postura da Sabesp em não conceder descontos gerou forte indignação. Para os moradores, além dos dias de desconforto e improviso, a conta no fim do mês continuará a mesma — como se nada tivesse acontecido.
Suspensão das aulas
Várias escolas da cidade suspenderam as aulas devido a falta de água.