A implantação do programa “Anoitecer mais Tranquilo, no final de semana prolongado de Páscoa contou com o reforço de 50% no efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), viabilizado pela implantação da DEAC (Diária Especial de Atividade Complementar), que permite aos agentes atuarem em seus dias de folga.
O trabalho foi intensificado principalmente nas regiões que fazem divisa com São Paulo, como o Valo Velho e o Jardim Jacira, com a mobilização de 15 viaturas no plantão, incluindo equipes da ROMUCAM (patrulhamento com motocicletas) e da ROMU (viaturas de patrulhamento ostensivo).
Como resultado, a operação registrou dezenas de abordagens e mais de 30 apreensões de veículos, em sua maioria motocicletas flagradas realizando manobras perigosas — como empinar — e circulando sem escapamento, o que gerava perturbação sonora.
Além disso, bares, adegas e estabelecimentos que descumpriam a legislação referente ao sossego público foram fiscalizados, resultando em diversas autuações e no fechamento de locais irregulares.
Outro ponto de destaque foi a ampliação do atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, com atuação rápida da GCM, que conduziu agressores à delegacia, deixando-os à disposição da Justiça.
O subcomandante da GCM, Renato, avaliou positivamente a operação:
“Particularmente vejo pontos em que podemos melhorar, mas de um modo geral foi muito boa a atuação da Guarda Civil neste período. Já estamos planejando novas ações. Nossos principais objetivos são acabar com os roubos no período da tarde e da noite, e com as perturbações do sossego. A operação ‘Amanhecer Seguro’ já demonstrou redução nos crimes cometidos de madrugada”, comentou.
O comandante Luiz também celebrou os resultados:
“Recebemos diversos elogios pela atuação neste final de semana prolongado. Sim, há o que melhorar, mas a prática mostrou que estamos no caminho certo. A DEAC fará grande diferença na vida do cidadão”, afirmou.
Já o secretário municipal de Segurança Pública, Zecas Oliveira, destacou o apoio institucional e o impacto da iniciativa:
“O final de semana foi muito mais tranquilo. Com a implantação da DEAC, conseguimos aumentar o efetivo e, consequentemente, o atendimento das ocorrências. Vamos continuar trabalhando para garantir a tranquilidade e elevar a sensação de segurança do cidadão itapecericano. Agradeço aos vereadores, ao prefeito Ramon Corsini e ao vice-prefeito Allan Dias pelo apoio ao projeto”, concluiu.
O programa “Anoitecer Mais Tranquilo” integra um conjunto de estratégias voltadas à segurança pública no município, e novas ações já estão em fase de planejamento para os próximos finais de semana.