A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra afirma que está acompanhando de perto todas as atualizações sobre a febre maculosa e que até o presente momento, não há nenhum registro na cidade.

Sobre a doença

A febre maculosa também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, é transmitida pela picada do carrapato.

O período de incubação da Febre Maculosa é de 2 a 14 dias, portanto, é importante considerar exposições ocorridas nos últimos 15 dias, antecedentes ao início dos sintomas.


Entre os meses de junho e novembro, a infestação ambiental por ninfas de carrapato estrela é alta (o ciclo de vida do carrapato inclui as seguintes fases: ovo – larva – ninfa e adulto).

As regiões com maiores frequências de notificações de casos são: Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba.

CUIDADOS

Embora a Febre Maculosa seja grave e com alta letalidade, é possível reduzir significativamente o risco de contrair a doença. Verificar com frequência se há algum carrapato preso ao seu corpo, usar roupas claras com manga longa, calça comprida e calçado fechado, são algumas medidas efetivas para a proteção contra o carrapato transmissor.

Para mais informações entre em contato com a Autarquia Municipal de Saúde:

• E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

• Telefone: (11) 4668-6000 / (11) 4668-6020 (Autarquia) ou 0800 777 7171 (Ouvidoria)

• Departamento de Comunicação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Whatsapp: (11) 9.9850-3648

Horário de Atendimento: Das 8h às 16h30.

Texto com informações Departamento de Comunicação PMIS / foto agenciabrasil.ebc.com.br