A Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho de Itapecerica da Serra organizou, no último dia 26 de setembro, uma “roda de conversa” com os jovens atendidos pelo sistema municipal de assistência social.
Em parceria com a associação ESPRO (Ensino Social Profissionalizante) a ação foi focada no ingresso no mercado do trabalho, participando ainda jovens provenientes do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
A Palestra gratuita foi oferecida a adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade em busca de uma oportunidade para iniciar a vida profissional.
O objetivo foi desenvolver habilidades necessárias à inserção no mundo do trabalho e posturas compatíveis às exigências e aos desafios do ambiente corporativo; incluindo processos seletivos das empresas. Os jovens também tiveram acesso aos programas e projetos mantidos pela ESPRO.
SOBRE O ESPRO
O Espro – Ensino Social Profissionalizante – é uma associação de direito privado, filantrópica, sem fins lucrativos. Fundado por iniciativa de unidades do Rotary Club de São Paulo, atua há mais de 40 anos na capacitação de adolescentes e jovens, em vulnerabilidade social, por meio de ações socioeducativas, mediação de acesso e integração ao mundo do trabalho. Foi a primeira instituição a ser certificada para o Programa Jovem Aprendiz no ano 2000, com a promulgação da Lei da Aprendizagem, nº 10.097. Entretanto, já praticava a Socioaprendizagem preparando adolescentes e jovens para o mundo do trabalho, e já atendeu mais de 315 mil aprendizes, desde sua fundação em 1979. Com o ideal de educar, transformar e incluir empenha-se para viabilizar a transformação social, construindo valores, fortalecendo vínculos, estimulando o protagonismo e o pensamento empreendedor.
Texto e foto Departamento de Comunicação da PMIS