Educação

Prefeitura de Taboão da Serra e Mackenzie assinam Acordo de Cooperação

 

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEHAB), e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) assinaram um Acordo de Cooperação. O objetivo do convênio que não terá transferência de recursos financeiros é estabelecer a cooperação acadêmica, científica, técnica e cultural para o desenvolvimento de ações conjuntas, integradas e vinculadas para melhorias nas áreas de habitação, desenvolvimento urbano e ambiental, garantindo a participação de docentes e discentes da Mackenzie, bem como, de agentes técnicos da Administração Municipal.

A assinatura do Acordo de Cooperação ocorreu em 06/10, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM e contou com a presença o secretário da SEHAB Nílcio Regueira Dias, do reitor da UPM Marco Tullio de Castro Vasconcelos, da diretora da FAU Angélica Benatti Alvim, além do idealizador da parceria, o professor Celso Aparecido Sampaio.

Com o convênio, os alunos do curso de Arquitetura farão uma disciplina com quatro módulos, que incluirá análise de legislações nacional e do município na área de moradia e oferecerão soluções práticas para Taboão da Serra.

O secretário Nílcio Regueira Dias afirmou a importância do convênio para o munícipio. “Essa parceria promoverá uma aproximação do serviço técnico e de profissionais arquitetos com a situação real que existe nas cidades do país. Assim, o município ganha ampliando a capacidade de atender a população e de melhorar as condições de vida”, explicou.

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, celebrou a assinatura do acordo como uma forma da Universidade provocar impacto na sociedade. “Nosso compromisso é melhorar o entorno que nós vivemos. Há uma série de aprendizados e ganhos aqui da universidade, que servem para poder melhorar a gestão pública e se melhora gestão pública, melhora a qualidade de serviços prestados”, declarou.

A diretora da FAU, Angélica Benatti Alvim, acredita que o acordo será importante para os alunos conhecerem realidades sociais distintas. “É incentivar o aluno a fazer a função social da arquitetura, voltada para a sociedade. As prefeituras têm ações muito importantes, mas a grande dificuldade é como dar continuidade a esses projetos. Por isso a capacitação é importante, pois ela permite a população a demandar essa continuidade”, apontou.

Já o idealizador da parceria, o professor Celso Aparecido Sampaio, apontou que o projeto abre novas perspectivas profissionais para os estudantes de Arquitetura que estão prestes a se formar. “É muito importante, hoje, formar alunos que tenham essa visão social, e se preocupem com a maior parte da população que muitas vezes, nem conhecem o trabalho do arquiteto e do urbanista”, concluiu.

Por Vera Sampaio com informações da Comunicação - Marketing Mackenzie e foto Dado Nogueira/NTAI

EMEF Antônio Fenólio em Taboão da Serra recebe visita da Apple Teachers Brasil

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Fenólio, na Vila Carmelina, recebeu a visita de uma comitiva da Apple Teachers do Brasil, Colômbia e México e da empresa Planneta Educação, no ultimo dia 25 de Agosto.

A visitação tinha como intuito entender o processo de utilização dos iPads pelos professores e alunos, em sala de aula, para garantir melhorias na qualidade do ensino. Os equipamentos foram entregues pela Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC).

Na turma do 3º ano, a história “Era uma vez o gato xadrez”, da escritora Bia Villela, que já estava sendo trabalhada em sala de aula pela professora, foi contada em podcast e as crianças precisaram usar a imaginação para desenhar os personagens nos tablets. Em seguida, os alunos receberam a orientação sobre ferramentas que possibilitaram a animação dos desenhos e o envio de cada trabalho diretamente para o iPad da professora.

Para Dirce Takano, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, é uma honra que Taboão da Serra tenha sido escolhida pela Apple para ser avaliada e acompanhada nos trabalhos com os equipamentos, que são monitorados por mediadores da Planneta Educação.

“Todas as escolas de educação infantil (EMIs) hoje têm laboratórios móveis com 30 iPads e as de ensino fundamental (EMEFs) têm 35, além de Wi-Fi para cada uma das salas. Isso garante a utilização de todos os aplicativos disponíveis nos equipamentos. Os alunos adoram essas aulas e se divertem muito”, completou Dirce Takano.

“Nós estamos acompanhando as aulas que já acontecem semanalmente com a tecnologia, que chega nas salas de aula por meio da distribuição de iPads. Todas as pessoas que trabalham com esses equipamentos são capacitadas para trabalhar junto aos conteúdos do professor. Nosso foco é sempre na aprendizagem do aluno, trazendo a tecnologia como um recurso a mais”, informou Karen Andrade, coordenadora técnica educacional na Planneta Educação.

Texto Gabrielle Schmidt, sob a supervisão de Renata Gomes e Vera Sampaio e foto divulgação Secom/PMTS

Escola de Gastronomia e Hotelaria de Taboão da Serra realizou oficina de culinária em Libras

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SDE) levou os alunos da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) para participar de uma oficina de gastronomia em Libras (Língua Brasileira de Sinais), na Escola de Gastronomia e Hotelaria, em 21/10.

“Pensar em uma cidade com inclusão é pensar numa cidade que não tenha barreiras nem limitações para a educação e para a profissionalização. Este foi um dia mais do que especial para o programa Fábrica de Talentos da Prefeitura de Taboão da Serra. Recebemos os nossos alunos surdos e com baixa audição, que deram um verdadeiro show cozinhando na nossa Escola de Gastronomia”, afirmou Wanderley Bressan, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Márcia de Jesus, diretora da EMEBS falou sobre o motivo de proporcionar essa experiência para os alunos. “O Bressan (secretário de Desenvolvimento Econômico) e eu pensamos nessa parceria para que os estudantes possam conhecer os cursos ofertados gratuitamente pela Prefeitura. Esta turma em breve vai para o Ensino Médio, alguns deles têm talento para cozinhar e sonham em trabalhar em restaurantes. Eles precisam saber que podem trabalhar onde quiserem, por isso esse dia foi tão especial”, completou.

Os estudantes do 9° Ano tiveram o privilégio de aprender a preparar uma refeição completa com Janaína Borba, professora do curso de Cozinha Saudável, e com o Chef Flávio Saldanha Fukuda, dono do restaurante Azteca Tex Mex.

“Nós cozinhamos juntos e fizemos almôndegas, molho de tomate e uma sobremesa saudável. Foi uma experiência muito bacana e um privilégio. Pudemos compreender que todos os lugares devem ser espaços de inclusão, todo mundo pode participar. Nossa escola é aberta para que todas as pessoas dessa cidade possam vir aqui aprender. Foi uma experiência sensacional e espero que seja a primeira de várias outras”, disse a professora Janaína Borba.

“Eu tive uma experiência muito especial cozinhando com pessoas sensacionais. Com deficiência em um sentido, mas espetaculares por outro lado. Muito talentosos, cozinharam com amor, com coração. E essa comidinha que eles fizeram está simplesmente deliciosa! Parabéns a todos! É Taboão da Serra junto com a inclusão”, declarou o Chef Flávio Fukuda.

Texto Gabrielle Schmidt, sob a supervisão de Renata Gomes e Vera Sampaio e foto Petterson Costa e Guilherme Crippa/Secom-PMTS

Prefeitura de Taboão da Serra leva programa Plantar e Cuidar para EMI Aninha

 

Na última quinta-feira, 01/09, a Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEHAB), realizou mais uma ação do programa Plantar e Cuidar na Escola Municipal de Educação Infantil (EMI) Aninha.

Nove turmas de educação infantil participaram do plantio de mudas nativas da mata atlântica: os berçários A e B, os mini maternais A, B, C e D e os maternais A, B e C. Algumas das espécies plantadas foram Ipê-amarelo, carinhosamente nomeada pelos alunos de “Groot”; Ipê-branco, nomeada “Esperança”; Ipê-roxo,  chamado de “Melman”; Içara, intitulada “Melinda”; e uma Ingá que recebeu o nome “Flora”.

Gisele Velasco, professora de Desenvolvimento Infantil, falou sobre a falta de espaço verde no cotidiano da população. “A gente vive em um mundo de cimento: não tem árvore, não tem grama, não tem terra. Pra você achar um parquinho aqui é muito difícil, então para as crianças é muito importante vivenciar este momento do plantio. Assim, quando eles crescerem e vierem visitar a escola, a árvore ainda estará aqui”, explicou.

De acordo com Viviane Simões, mãe de uma criança do berçário B, o contato das crianças com a natureza tem diversos benefícios, como a melhora da saúde mental. “Elas tomam consciência da disciplina e aprendem que são apenas um pedacinho dentro desse local e que precisam contribuir através do cuidado. Traz um respeito não só à natureza, mas ao próximo”, comentou.

“Nós convidamos os pais para participar deste momento com as crianças e está sendo muito prazeroso eles terem contato com o meio ambiente. Eles estão entendendo como funciona o cuidado e deram nome para cada muda. Desejamos que essas ações possam acontecer em todas as escolas e que todas as crianças possam ter este momento”, declarou Priscila Deise Landiva, diretora da EMI Aninha.

“O Plantar e Cuidar tem três momentos: no primeiro a gente vai até a escola e faz uma avaliação técnica de quais mudas levaremos; no segundo momento a gente se reúne nos HTPCs (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) e explica a parte teórica para os professores: qual é o objetivo dessas mudas, o bioma que estamos recompondo, o benefício das árvores na questão de frutos, do aquecimento global e de auxiliar nos lençóis freáticos. E então temos o terceiro momento, que é essa união da comunidade escolar, as crianças, professores, e os pais que vêm junto e fazem esse plantio coletivo. Nós ensinamos técnicas, cantamos músicas e ensinamos como cultivar”, disse Deyse Fabiana Brumatti, coordenadora de Educação Ambiental na SEHAB.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Nílcio Regueira Dias afirmou que “o objetivo dessa campanha que estamos promovendo nas escolas do município é mostrar a importância do contato com a natureza desde a infância, para que essas crianças possam crescer tendo o respeito pelo meio ambiente e possam ajudar na preservação da fauna e da flora .

A ação contou com a presença da vereadora e primeira-dama Luzia Aprígio.

Texto Gabrielle Schmidt, sob a supervisão de Renata Gomes e foto Guilherme Crippa/SECOM)

Itapecerica da Serra abre inscrições para ano letivo de 2023

 

A Secretaria Municipal de Educação de Itapecerica da Serra informa que, a partir da próxima semana, estarão abertas as inscrições para as modalidades Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

O período de inscrição será entre 03 e 31 de outubro de 2022, sendo necessária a apresentação dos seguintes documentos: cópia da Certidão de Nascimento e cópia do comprovante de endereço atual.

Os alunos que se encontram fora da escola pública poderão efetuar sua inscrição para o ano letivo de 2023 na escola mais próxima da sua residência.

A partir de 26 de dezembro de 2022, o resultado da inscrição poderá ser verificado utilizando-se o R.A. e a data de nascimento através do link: https://sed.educacao.sp.gov.br/consultapublica/consulta.

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas junto à Divisão de Controle e Cadastro, pessoalmente ou por telefone (4668-9458).

Texto e foto Departamento de Comunicação da PMIS

PL que prevê convênio com o SESI/SP nas escolas de Taboão da Serra é aprovado

 

Foi aprovado por unanimidade de votos o Projeto de Lei 11/2020, que prevê ao Poder Executivo de Taboão da Serra a celebrar um convênio ou um termo aditivo com o Sesi/ SP (Serviço Social da Indústria) com o objetivo de estabelecer cooperação mútua para a implantação de sistema de ensino fundamental e infantil e atividades complementares nas escolas públicas da rede municipal de ensino do município de Taboão da Serra.

Para o autor do Projeto de Lei, vereador Carlinhos do Leme, essa parceria com o Sesi visa fortalecer os cursos de capacitação profissional no município. “A Prefeitura de Taboão da Serra oferece diversos cursos de capacitação em seus núcleos. Mas, com a chegada do Sesi teremos a possibilidade de enriquecer e expandir essas atividades nas escolas da nossa rede pública de ensino”, explicou o vereador.

Carlinhos do Leme, ressaltou também a importância desses cursos para o mercado de trabalho. “A capacitação é de extrema importância para o dia a dia das pessoas e inserir esses cursos complementares nas escolas, cada qual respeitando a grade curricular de ensino, vai contribuir para que nossos alunos possam fazer o diferencial no decorrer de seus estudos”, disse o vereador Carlinhos.

O projeto agora passa pelas devidas sanções do Poder Executivo da cidade para que assim seja celebrado o convênio.

Com informações Assessoria de Imprensa da CMTS e foto: Leandro Barreira / Divulgação / Imprensa CMTS

© 2015-2024 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site