As escolas da rede municipal de Taboão da Serra começam a ser reformadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura. A previsão é que, inicialmente, 15 prédios recebam as melhorias necessárias. A primeira escola a receber as obras de adequação e manutenção pela EMEB Paulo Freire. A escola de educação fundamental do Parque Pinheiros atende as crianças da região, do 1º ao 5º ano escolar e funciona em dois períodos. Com a reforma, a unidade contará com mais três salas de aula, nova sala dos professores (com banheiro) e copa. A entrega deve acontecer até a volta às aulas do segundo semestre deste ano.
Entre os serviços que estão sendo realizados, estão a reforma parcial das salas de aula com retirada dos balcões danificados, a troca necessária de vidros e janelas e a troca dos pisos. A previsão é que cada um dos espaços receba dois ventiladores. Será renovada toda a instalação elétrica do prédio e a proteção contra incêndios existente deverá ser reaproveitada e alteradas, se necessário, seguindo projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Serão realizadas ainda a reforma dos telhados, substituição de telhas e ripas e todo o forro. Já para a área de recreação e para o pátio coberto estão previstas as pinturas e troca de piso.
De acordo com o secretário de Obras, Edson Galina, o valor do investimento é de mais de R$ 1,5 milhão, com recursos vindos do Governo do Estado de São Paulo. “Investir na infraestrutura e melhoria das escolas é uma das grandes prioridades do prefeito Engenheiro Daniel, que entende a importância da adequação dos prédios”, diz. “Além de melhorar a qualidade do ensino em Taboão da Serra, para as crianças uma escola bonita, bem-arrumada e com tudo funcionando faz toda a diferença. E é pensando nelas que nossa equipe procura fazer um excelente trabalho”, finaliza Galina.
Para o secretário de Educação, Luciano Corrêa, essa ampliação é de extrema importância. “Nossas escolas todas precisam de adequações e reparos, mas essas salas de aula a mais me deixa muito satisfeito, pois vamos conseguir entregar maior bem-estar aos professores e ao alunos que já estão aqui, além de atender novas crianças que buscam vagas”, diz. “E o mais importante, com isso poderemos dar melhores condições para os alunos com necessidades especiais e transtornos, como o TEA”, completa.
Por Tamara Freitas / Foto Ricardo Vaz – Secom/PMTS