A partir do dia 3 de fevereiro de 2025, a grade curricular também sofrerá alterações com a ampliação da carga horária de matemática e língua portuguesa no Ensino Fundamental 2 (6° ao 9° ano) e no Ensino Médio. Outras disciplinas como ciências e geografia vão sofrer redução na carga horária. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (1°).
Mudança de disciplinas
Atualmente, a grade curricular dos três anos do Ensino Médio das escolas estaduais é composta por 10 aulas semanais de língua portuguesa e 11 de matemática. A partir de 2025, os alunos vão assistir a 18 aulas de português (somando língua portuguesa, redação e literatura) e 12 de matemática por semana. Vão perder espaço e sofrer redução de carga horária as disciplinas de geografia (de 6 para 4 aulas semanais) e educação física (5 para 4).
Nos quatro anos do Ensino Fundamental 2, as seguintes disciplinas também terão redução por semana: geografia (16 para 10 aulas), história (15 para 10) e ciências (16 para 14). Enquanto, as aulas de matemática tiveram aumentam de 18 para 20.
Educação financeira também ganha mais espaço na grade do Ensino Fundamental 2: de quatro aulas semanais para seis.
"As aulas focadas no aprendizado de matemática e em como os estudantes podem construir uma relação melhor com o dinheiro ao longo da vida será obrigatória na grade do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Além disso, a aula de leitura e redação será ofertada a todas as séries dos anos finais do Fundamental", informou a Secretaria da Educação em nota ao G1.
Com informações G1 / foto Williana Lascaleia - Informativo Taboão