A secretária de Educação de Taboão da Serra, Dirce Matiko Takano, foi convidada para compor a Diretoria Executiva pelo biênio 2023-2025 da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP). A posse como vice-presidente regional da Grande São Paulo aconteceu na quinta-feira, 02/03, durante o 32º Fórum Estadual da UNDIME-SP, realizado na cidade de Atibaia.

A UNIDIME tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social e o fortalecimento do regime de colaboração entre os entes federados.

“Esse convite é o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos aqui em Taboão da Serra, pois nos encontros só relato aquilo que fazemos aqui. No primeiro momento, disse não, mas depois decidir aceitar e compor a nova diretoria da UNDIME Grande São Paulo e representar todos que fazem parte da nossa rede”, disse a secretária. “Agradeço ao prefeito Aprígio pela oportunidade de estar na SEDUC e também tenho eterna gratidão a todos os parceiros, as equipes docentes, gestores e coordenadores que fazem tudo isso acontecer”, concluiu Dirce Takano.

À frente da Secretaria de Educação (SEDUC) de Taboão da Serra desde 2021, Dirce Takano tem vasta experiência na área educacional. É formada em Pedagogia com especialização em Deficiência Auditiva pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), trabalhou em escolas públicas e privadas, atuou como consultora pedagógica e auxiliou na formação de profissionais da educação nos municípios de São Paulo e da Bahia. Em Taboão da Serra, foi gestora do Departamento de Educação da então Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e foi responsável pela implantação e implementação da antiga Casa do Educador, uma central municipal pedagógica de cursos com profissionais da própria rede.

O prefeito Aprígio parabenizou a secretária pelo convite. “Dirce Takano é extremamente competente e, ao lado do Professor Oderlan, tem comandado a Secretaria de Educação com maestria. Tenho certeza que na UNDIME-SP não será diferente. Ela irá representar nossa cidade e outros municípios da Grande São Paulo, desenvolver estratégias e defender a educação pública de qualidade, valorização dos profissionais e beneficiar os alunos”, afirmou.

O cargo de vice-presidente regional, bem como os demais cargos relacionados à diretoria executiva, conselhos fiscal e nacional da UNDIME, não é remunerado e a posse não impede a secretária de manter suas atividades junto à SEDUC.

Texto Vera Sampaio e foto divulgação – Undime - SP