A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Fenólio, na Vila Carmelina, recebeu a visita de uma comitiva da Apple Teachers do Brasil, Colômbia e México e da empresa Planneta Educação, no ultimo dia 25 de Agosto.
A visitação tinha como intuito entender o processo de utilização dos iPads pelos professores e alunos, em sala de aula, para garantir melhorias na qualidade do ensino. Os equipamentos foram entregues pela Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC).
Na turma do 3º ano, a história “Era uma vez o gato xadrez”, da escritora Bia Villela, que já estava sendo trabalhada em sala de aula pela professora, foi contada em podcast e as crianças precisaram usar a imaginação para desenhar os personagens nos tablets. Em seguida, os alunos receberam a orientação sobre ferramentas que possibilitaram a animação dos desenhos e o envio de cada trabalho diretamente para o iPad da professora.
Para Dirce Takano, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, é uma honra que Taboão da Serra tenha sido escolhida pela Apple para ser avaliada e acompanhada nos trabalhos com os equipamentos, que são monitorados por mediadores da Planneta Educação.
“Todas as escolas de educação infantil (EMIs) hoje têm laboratórios móveis com 30 iPads e as de ensino fundamental (EMEFs) têm 35, além de Wi-Fi para cada uma das salas. Isso garante a utilização de todos os aplicativos disponíveis nos equipamentos. Os alunos adoram essas aulas e se divertem muito”, completou Dirce Takano.
“Nós estamos acompanhando as aulas que já acontecem semanalmente com a tecnologia, que chega nas salas de aula por meio da distribuição de iPads. Todas as pessoas que trabalham com esses equipamentos são capacitadas para trabalhar junto aos conteúdos do professor. Nosso foco é sempre na aprendizagem do aluno, trazendo a tecnologia como um recurso a mais”, informou Karen Andrade, coordenadora técnica educacional na Planneta Educação.
Texto Gabrielle Schmidt, sob a supervisão de Renata Gomes e Vera Sampaio e foto divulgação Secom/PMTS