Uma reunião entre secretários e gestores de Cultura dos municípios membros do Consórcio Intermunicipal do Sudoeste da Grande São Paulo no dia 09 de março discutiu a criação de uma Câmara Técnica de Cultura.

O objetivo desta implantação é fortalecer relações intermunicipais para o estabelecimento de um Sistema de Cultura Regional que possa tratar as questões do setor em consonância com as perspectivas do desenvolvimento econômico, turístico e cultural da região.

A reunião iniciou-se com a apresentação das ações que estão sendo realizadas atualmente pelo CONISUD, feita pela Secretária Brígida e, em seguida, o grupo justificou a demanda coletiva de maior aprofundamento das questões culturais indicando, inclusive, a necessidade de um diagnóstico e mapeamento do setor em âmbito regional, reconhecendo o Consórcio como importante eixo catalisador e fomentador deste trabalho.

A proposta foi muito bem recebida pela secretaria executiva do Consórcio que, em conjunto com o grupo presente, definiu como próxima etapa a formação de uma comissão para construção do documento base da Câmara Técnica, que será apresentado, formalmente ao CONISUD, no início do mês de abril.

Esta ação representa um grande avanço para o setor cultural e também para o desenvolvimento da região por meio da economia criativa.

Os representantes, eleitos por votação, para composição desta comissão foram:

Coordenação – Luciana Silva Castro (Secretária de Cultura de Itapecerica da Serra); Suplente– Gilmar José de Almeida (Gestor Cultural de Cotia);

Secretariado: Lindomar Peixoto (Diretor de Cultura de Embu das Artes) e Nil Felix (Secretária de Cultura de Taboão da Serra).

Estiveram presentes ao encontro: Brígida Sacramento, Stela Marques e Lisle Lima (CONISUD), João Lisanti (consultor convidado pelo Consórcio), Luciana Castro e Denis Rodrigues (Itapecerica da Serra), Nil Felix e Ângela (Taboão da Serra), Gilmar Almeida e Letícia Bandeira (Cotia), Carlinhos do Embu e Lindomar Peixoto (Embu das Artes) e Nubia Oliveira (Juquitiba). Os representantes de São Lourenço da Serra, Vargem Grande Paulista e Embu-Guaçu justificaram as ausências mas enviaram apoio à propositura.

Texto e foto Departamento de Comunicação PMIS