Com apoio da Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria de Cultura, a cidade recebeu uma programação especial para comemorar o Dia da Favela. O evento foi organizado pela CUFA (Central Única das Favelas) no Espaço Cultural do Jardim Jacira no último sábado, 5.

O dia contou com iniciativas sociais, apresentação de Capoeira; Entrega de Livros; brinquedos para as crianças; música ao vivo com Álvaro Shouzen; Luh Oliver; J.Matos; Daniel Halisson;  as duplas: Conspiração (Rap) e Fernanda Lun e Thiago (AroNet); além da banda "Solta o Som." 

"Vamos mostrar que a favela não é carência, favela é potência”, disse Carlos Roberto Ferreira, presidente Municipal da CUFA - Central Única das Favelas.

Em 2006 Celso Athayde teve a ideia de criar o Dia da Favela, festejado no dia 4 de novembro no Rio de Janeiro e que foi oficializado pela Lei municipal carioca 4.383 de 28 de junho de 2006. Em Itapecerica da Serra o Dia da Favela também já é oficial, tornou-se através de um projeto de lei 1536/2021 apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Soares Nerisvaldo (Repúblicanos).

Prestigiaram o evento o prefeito Dr. Francisco Nakano, o vice-prefeito Rafael de Oliveira, o chefe de gabinete, Alan Ferreira e a secretária geral de gabinete, Regina Santos; entre outras autoridades e representantes.

“Esse dia é marcado por muita luta, uma data muito especial que fortalece a comunidade. Esse espírito sempre vai ter o apoio da administração”, ressaltou o prefeito.

O evento homenageou ainda o sambista, compositor e cantor brasileiro Dudu Nobre, um dos principais apoiadores da CUFA em meio aos artistas.

Comemorada em 4 de novembro, a data é reconhecida desde 1900 para lembrar, celebrar e alertar sobre a luta que enfrentam os moradores dessas regiões. Para este ano, a CUFA, colaboradores e patrocinadores realizaram um grande evento no último sábado com diversas ações.

Texto e foto Departamento de Comunicação PMIS