Policiais do Garra auxiliam mulher em parto no Centro de SP
Policiais do Garra auxiliam mulher em parto no Centro de SP
Karen Santiago
Uma ocorrência pouco comum marcou o fim da tarde da última quinta-feira (13) no Centro de São Paulo. Policiais civis do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) ajudaram a trazer ao mundo a pequena Jasmine, após o pai e a mãe da bebê pedirem socorro no meio da Avenida São João.
Os agentes Daniel Presutti e Felipe Viotto patrulhavam o cruzamento das avenidas São João e Duque de Caxias quando foram surpreendidos pelo pai, que desceu do carro pedindo ajuda: “Minha esposa está tendo o bebê!”
A equipe fez o retorno imediatamente. Inicialmente, os policiais imaginaram que precisariam apenas abrir caminho até o hospital, mas, ao se aproximarem do veículo da família, perceberam que o parto já estava em andamento.
“Meu primeiro pensamento foi garantir que a bebê viesse ao mundo com segurança. Quando chegamos, a pequena Jasmine já estava nascendo”, relatou Presutti.
Sem tempo hábil para chegar ao hospital, os policiais iniciaram os procedimentos básicos de emergência. Usando panos do enxoval que estavam no carro e luvas cirúrgicas da viatura, a equipe improvisou o atendimento. “Paramos, peguei as luvas e fui auxiliar. Eu e o pai nos posicionamos e conseguimos retirar a recém-nascida. Logo em seguida, ela começou a chorar, mostrando que estava bem”, contou o policial.
Com mãe e bebê estabilizadas, os agentes acompanharam a família até a Santa Casa de Misericórdia, onde receberam atendimento médico. Ambas seguem em observação para cuidados pós-parto.
A experiência reacendeu lembranças pessoais para Presutti. Ele já havia acompanhado um parto, há 13 anos, no nascimento da própria filha. “É completamente diferente, mas a sensação é sempre indescritível. Tenho duas filhas, uma delas vai fazer quatro anos. Participar desse momento trouxe emoções muito fortes.”