A chuva persistente e forte deve permanecer ao menos até quarta-feira, dia 5 de fevereiro. A Defesa Civil do estado de São Paulo prorrogou até esta data o gabinete de crise para monitorar as fortes chuvas e os estragos que ela tem causado. Vários pontos de Taboão da Serra e Embu das Artes foram castigados pela tempestade que durou muitas horas nas cidades. O alerta do órgão permanece para toda a região pelos próximos dias. A semana permanece chuvosa até sábado, dia 8/2. Com grandes concentrados de chuva e máximas que variam entre 24°C a 31°C.

Previsão do Tempo

Devido a Zona de Convergência do Atlântico Sul — que é um corredor de nuvens que corta o Brasil desde o sul da Região Amazônica até o Oceano Atlântico — o tempo deve permanecer instável, com as pancadas de chuva concentradas no final das tardes e durante às noites.

O potencial para inundações e deslizamentos de terra deve permanecer elevado, devido ao solo encharcado e a continuidade das chuvas, segundo a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

Na segunda-feira (3), os termômetros variam entre 20°C e 24°C com sol entre nuvens e tempo abafado no decorrer da manhã.

As chuvas na forma de pancadas mais intensas devem permanecer concentradas entre o meio da tarde e o início da noite.

Já na terça (4), o sol aparece entre nuvens e mantém o tempo abafado. A previsão de temperatura mínima é de 20°C e a máximas, de 26°C. Entre a tarde e o início da noite as pancadas de chuva retornam em toda a região.

Confira as recomendações da Defesa Civil:

  • Evite transitar por locais alagados.
  • Fique atento a qualquer movimentação de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes.
  • Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes.
  • Acompanhe a previsão do tempo e atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil.