Itapecerica da Serra conta com uma nova sede do Alojamento para Pessoas em Situação de Rua, localizado na rua Hilário Karachi, 126, no Parque Santa Amélia - em frente à escola municipal Bem-Te-Vi.

O prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano, e a secretária do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, Tiemi Nakano, visitaram a nova sede na última segunda, dia 5 de setembro.

“Estamos entregando mais um equipamento público de qualidade. Era de nossa vontade proporcionar essa mudança para um local mais adequado e com melhor atendimento e isto foi realizado”, contou o prefeito Dr. Nakano.

A nova sede conta com grande espaço externo, cozinha, sala de atendimento para os técnicos, salas administrativas, vestiários e quartos para o alojamento em alas feminina e masculina.

Segundo a secretária Tiemi Nakano, o local irá atender até 27 pessoas por dia com serviço de higienização, banho quente, alimentação, pernoite e atendimento psicossocial com equipe técnica.

”O novo Alojamento para Pessoas em Situação de Rua é uma conquista, pois agora é uma sede definitiva e apropriada para o trabalho da Secretaria junto a este público”, disse Tiemi Nakano.

Caso alguém encontre uma pessoa em situação de rua o primeiro atendimento é realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS (localizado atualmente na Avenida dos Itapecericanos, 168, Parque Paraíso). 

Em breve o próprio CREAS deve ser transferido para o novo prédio da Hikari Kurachi.

Para a diretora de Proteção Social Especial, Renata Melo Ferreira, “o espaço recém inaugurado facilitará uma acolhida mais segura e um processo mais humanizado, possibilitando mais intervenções”. Renata ainda destacou a participação dos acolhidos no processo de mudança.

As pessoas em situação de rua são acompanhadas pela equipe técnica do CREAS e da OSC - Centro de Recuperação Conquista. 

Com a mudança, o Ginásio João Galera será devolvido para a Secretaria de Esporte e Lazer e também servirá de ponto de apoio para a Defesa Civil em caso de calamidade.

Acompanharam ainda a visita às novas instalações, os assessores Pastor Araújo Silva e Zanoni Alves Pugas.

Com informações e foto Departamento de Comunicação da PMIS