Taboão da Serra

GCMs de Taboão realizam treinamento para uso de armas de alta potência

Os Guardas Civis Municipais de Taboão da Serra já estão utilizando novo armamento. Agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) realizaram um Treinamento de Habilitação para Uso de Armas Longas, ministrado por três guardas da própria corporação: GCM Ramon, GCM Tales e GCM Bueno.

De acordo com a Prefeitura devido ao curso ter sido realizado pela GCM, foi possível "economizar cerca R$100.000,00 (cem mil reais) que serão investidos em outras ações", afirma.

As oito carabinas Taurus CTT 40 e as sete espingardas Calibre 12 foram compradas através de uma emenda parlamentar, enviada pela Deputada Federal Policial Kátia Sastre.

Treinamento

O Treinamento de Habilitação para Uso de Armas Longas é obrigatório para utilização da CTT 40 e da Calibre 12 e teve duração de 40h. As aulas teóricas foram realizadas na sede da GCM Taboão, no Jardim Bom Tempo, e as práticas no estande de tiro do 2° Batalhão de Polícia do Exército, em Osasco. 

Ao longo do curso os 24 guardas puderam aperfeiçoar técnicas operacionais relacionadas ao atendimento de ocorrências, formas de abordagem, além de utilização, manejo e manutenção das novas armas. No estande de tiros os GCMs puderam praticar o uso tanto da espingarda Calibre 12, quanto da carabina CTT 40, além de treinar o Método Giraldi, Treinamento Defensivo na Preservação da Vida. 

Para o prefeito Aprígio a restruturação da GCM é essencial para garantir a segurança dos taboanenses. “Quando assumimos o governo encontramos diversos problemas na Prefeitura, não apenas estruturais, mas também financeiros. Por isso, a reestruturação da administração e da nossa Guarda é a principal forma de garantir a segurança dos moradores”, disse. “Os GCMs da ROMU estão treinados para a utilização das novas armas que até então estavam paradas. Aumentamos em 48% os pontos cobertos pelo sistema de monitoramento por câmeras, mas ainda há muito trabalho a ser feito”, destacou.

Já o secretário adjunto de Segurança, Tenente Dacal, destacou que a GCM Taboão está mais equipada e bem treinada. “Investimos no aperfeiçoamento dos nossos agentes para servir Taboão da Serra. É com muito orgulho que informo a população que formamos a primeira turma habilitada em usar o armamento Carabina CTT 40 e espingarda Calibre 12. Vamos reforçar o patrulhamento nas ruas, com armamentos atualizados e agentes mais treinados”, ressaltou.

Texto com informações Vera Sampaio e foto Ian de Freitas/ PMTS

© 2015-2021 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site