Taboão da Serra

Prefeitura de Taboão quer assumir papel nos serviços de saneamento

A Prefeitura de Taboão da Serra afirma que quer assumir o papel de titular nos serviços de saneamento. O objetivo é "fiscalizar a concessionária e desburocratizar a obtenção de licenças", disse. 

A ação faz parte do projeto de Saneamento Ambiental, que envolverá as Secretarias de Obras, Habitação e Assuntos Jurídicos. O projeto também visa atualizar o Plano Municipal de Saneamento.

Compensação Ambiental

Outro ponto abordado no encontro está relacionado à Compensação Ambiental.  Hoje se um morador ou uma empresa solicita o corte de uma árvore e o pedido é atendido, como compensação ambiental é necessária a doação de mudas de árvores nativas para o Viveiro Municipal. Essa situação gera gastos para o município, uma vez que é preciso ter uma equipe permanente apenas para o cuidado e manejo das mudas.

A Secretaria de Habitação pretende atualizar a legislação para que a compensação ambiental seja mais inteligente, como a adoção de praças e espaços públicos por empresas, durante um período determinado. O prefeito Aprígio aprovou a iniciativa e sugeriu que a gestão das praças para compensação ambiental seja feita por pelo menos dois anos. 

Cronograma permanente

Um cronograma permanente de roçagem, poda e plantio de árvores foi apresentado pela Secretaria de Habilitação ao prefeito Aprígio. O objetivo é zelar e promover embelezamento nas praças, parques lineares e Parque das Hortênsias. O trabalho envolverá, além da Secretaria de Habitação, as Secretarias de Obras, Manutenção e Cultura.

Os projetos foram apresentados ao prefeito Aprígio durante reunião com equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente, no início do mês. 

“Durante o período de campanha conversei com muitos moradores que relataram diversas burocracias que deixaram o serviço público ineficiente. Precisamos otimizar os trabalhos da prefeitura e adotar soluções inteligentes para os problemas da cidade, principalmente para as questões ambientais”, afirmou o prefeito Aprígio.

As propostas entre intersecretariais, uma relacionada às Áreas Verdes e outra sobre Saneamento Ambiental, tiveram autorização do prefeito Aprígio para início das conversas e ações. 

Texto com informações Vera Sampaio e foto divulgação 

© 2015-2020 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site