logo site

Taboão da Serra

Nova comandante da GCM de Taboão anuncia ampliação para 24h da Patrulha Guardiã

Eliana Gonçalves Ribeiro é a primeira comandante mulher da Guarda Municipal de Taboão da Serra. O subcomandante é Nivaldo Francisco Menoci. De acordo com ela, a Patrulha Guardiã, que atende mulheres vítimas de violência doméstica, vai funcionar 24 horas e terá aumento no número de equipes. 

 
Eliana disse se sentir honrada e confiante com a missão. “É uma honra muito grande ter sido indicada por este governo que sentiu essa onda de empoderamento das mulheres, que hoje assumem cargos de destaque e resolveu me dar esta oportunidade, que para mim foi uma surpresa, mas uma grande alegria”, comentou.
 
A nova comandante faz parte do quadro da GCM há 25 anos, e além de estrear o comando feminino, Eliana também foi a primeira mulher a entrar na GCM de Taboão, em 1995. Hoje 30 dos 257 agentes são mulheres, um número ainda inferior se comparado aos homens. 
 
Eliana contou que foi treinada para ser rádio operadora, onde recebia ligações e as destinava às viaturas. "Trabalhei um tempo nesta função e depois fui para a rua. Em seguida fui para o administrativo, voltei para o patrulhamento, comissionada na delegacia, no 1º DP, onde atuei no cartório central, e no setor de investigação”, contou.  
 
A comandante relatou ainda os preconceitos que já sofreu por ser mulher. “Antes era muito mais forte, a gente não ia para a rua, lugar da mulher era atendendo telefone, mas hoje o nosso lugar é onde queremos estar. Agora as jovens vão olhar e falar ‘Poxa: é uma profissão legal e eu também posso estar lá’”.
 
Com intercâmbios na Polícia Nacional do Peru, do Chile, das Filipinas, ela pretende trazer um olhar mais sensível e aprofundado para as questões humanas. “Há tempos as GCMs mulheres sentem a necessidade de uma administração mais humanizada, participativa e sensibilizada com as questões das quais a corporação almeja”. 
 
Eliana contou que fará uma gestão diferenciada, com um olhar mais aprofundado para as questões humanas, dando mais voz às mulheres". 
 
O secretário adjunto de Segurança, Tenente Dacal comentou a nomeação da nova comandante da GCM. “Nós temos o prazer de ter a primeira comandante da guarda a Eliana, não só por ser mulher, mas pela qualidade intelectual e profissional que ela tem, para nós é uma honra ter a mulher a frente da Guarda Municipal. A mulher tem que ser valorizada de igual para igual e esta é a nossa meta”, afirmou.
 
Texto com informações e foto Ana Rodrigues / PMTS

© 2015-2020 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site