O Governo Municipal de Taboão da Serra implantou o projeto de Telemedicina na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Record. O principal foco do projeto, que tem previsão de duração até dezembro, é ofertar qualidade na assistência prestada, garantindo equidade e efetividade no atendimento. Além de levar médicos às áreas de maior vulnerabilidade, a equipe também leva telemedicina à residência do paciente em casos que necessitam da visita da equipe multidisciplinar.  O programa começou no dia 10/05 e além de Taboão da Serra, outras cidades do Brasil foram escolhidas para participar.

O secretário de Saúde José Alberto Tarifa, afirma que é uma alegria poder implantar a telemedicina em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS). “O Dr. Luciano, que é o médico responsável pelo projeto em parceria com o Hospital das Clínicas e com o programa ADAPS, realizou contato e nos fez a proposta e aceitamos o desafio. O serviço foi muito bem acolhido pela equipe e pelos pacientes, que abraçaram a ideia. A previsão do projeto é até dezembro. Se tudo der certo, a proposta é ampliarmos para as outras unidades. A Secretaria de Saúde busca trazer sempre o que é melhor e o que trará mais conforto e qualidade para a população”, disse.

“Estamos dando mais um passo trazendo a telemedicina para a cidade. Essa tecnologia que é rápida e eficaz, permite ampliar os atendimentos aos munícipes e ainda possibilitar consulta com profissional do Hospital das Clínicas, que é referência em Saúde. Nós somos o governo da reconstrução e cuidamos do povo em primeiro lugar”, disse o Prefeito Aprígio.

O projeto é novidade no município e os atendimentos acontecem a cada uma hora, das 08h às 14h, todas às terças, quartas e quintas-feiras, em uma sala disponibilizada pela própria UBS Jardim Record. As consultas são acompanhadas por uma enfermeira, que é responsável por repassar informações pertinentes ao atendimento. Os munícipes são convidados a participar do programa de acordo com as queixas feitas durante o acolhimento de pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM).

“Achei mais rápido e não precisa ficar muito tempo esperando. Eu gostei do atendimento, de tudo. Aqui dentro com o médico e com a enfermeira foi bem rápido, foi eficiente. Eu não conhecia o Doutor, mas como eu trabalhava nas clínicas, no Instituto do Câncer, o pessoal lá sempre falava bem dele, e eu também gostei. Foi ótimo!”, disse a munícipe, Rosângela de Jesus Souza.

A diretora da UBS Jardim Record Thaisa Rocha, comenta sobre o programa. “A aceitação do público está sendo ótima, os pacientes estão com um retorno extremamente positivo com relação a essa telemedicina. Um dos nossos medos era esse, de como a população ia aceitar, e assim, o retorno é de praticamente 100%. O pessoal está gostando muito, o que torna importante para a gente, porque nós ganhamos tempo, o acesso a essa consulta é mais rápido, e nos é de grande ajuda”, afirmou.

“Estamos implantando esse novo programa de teleconsulta, um projeto que é em parceria com o Hospital das Clínicas. Ele existe há um tempo, e nós fomos escolhidos para estar participando desse projeto. As consultas serão realizadas via videoconferência em conjunto com a enfermagem. Tivemos o início no dia 10/05, onde atendemos alguns pacientes. Como é um projeto que ainda está sendo implantado está tendo algumas adaptações”, disse a enfermeira de equipe, Maria Silvana.

O projeto foi implantado través da Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com o Hospital das Clínicas  da Faculdade de Medicina na USP (HCFMUSP) e com a Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (ADAPS),

Texto Giovanna Lopes, sob supervisão de Vera Sampaio e Renata Gomes / foto Secom/PMTS