A partir do dia 18/10, a Secretaria de Esportes e Lazer (SEMEL) de Taboão da Serra abre inscrições para as aulas de Taekwondo e de Jiu-jitsu. A faixa etária é a partir de 6 anos e sem limite de idade. As inscrições vão até o dia 27/10 e as vagas são limitadas. 

O início das aulas está previsto para o dia 03/11. A modalidade Taekwondo terá aulas às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h e o Jiu-jitsu às quartas e sextas-feiras, das 17h às 18h, na sede da SEMEL.

Olívio Nóbrega, secretário de Esportes, declarou: “Agora na Secretaria teremos duas novas modalidades, o Taekwondo e o Jiu-Jitsu. Nossos professores estão preparados para receber os alunos e ajudá-los. Por conta da pandemia, os números de vagas são limitados”. 

De acordo com Mestre Ney Carvalho, diretor do Departamento de Artes Marciais, para realizar a inscrição é necessário se dirigir até a Secretaria de Esportes, localizada na Avenida Dr. José Maciel, 708, Jardim Maria Rosa e levar documento oficial com foto, comprovante de endereço, comprovante de vacinação de, pelo menos, a  1ª dose da vacina contra a Covid-19. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável.

Professor Vagner Kurouwa, conhecido como Sensei Japa, é instrutor de Jiu-jitsu. Ele explicou sobre o poder da defesa pessoal que as artes marciais ensinam a ter. “O Jiu-Jitsu é uma forma de defesa pessoal sem armas. A pandemia veio para mostrar que precisamos, principalmente as mulheres, praticar algum tipo de arte marcial, não importa qual. O que queremos é incentivar a defesa pessoal, fazer com que as mulheres e as crianças se sintam protegidas e com autoestima”, ressaltou.

“Além de ensinar às crianças, a arte em si, procuro trabalhar a mente. Quando falo de trabalhar a mente da criança não é que ela tem que agredir e sim que ela saiba se defender de uma forma intelectual. Agressão não leva ninguém a lugar algum, não precisa ser violento para se defender”, finalizou o Sensei.

Mestre Geraldo Siqueira, que foi técnico da Seleção Brasileira e da Seleção Paulista de Taekwondo, falou sobre os benefícios da modalidade. “O Taekwondo é um esporte Olímpico, de inclusão e para todos os públicos. O objetivo é o desenvolvimento, melhoria da saúde, controle emocional, autocontrole e confiança em si”, explicou.

Documentos necessários para inscrição
Documento com foto;
Comprovante de endereço; 
Comprovante de vacinação.

Serviço:
Secretaria de Esportes e Lazer
Avenida Dr. José Maciel, 708, Jardim Maria Rosa
Telefone (11) 4788-5888
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Texto e foto Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Taboão da Serra