Cultura

Monumento no centro de Itapecerica da Serra é revitalizado

A Prefeitura de Itapecerica da Serra está revitalizando o “Monumento para a Minha Cidade”, localizado na Praça 14 de Julho, uma das principais rotatórias no centro do município.

No início acontecerá a restauração do concreto, limpeza da escultura e roçagem e jardinagem da praça.

De acordo com a Prefeitura a ideia é mostrar as belezas que a cidade pode oferecer, numa parceria entre Secretaria de Cultura e a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

O Monumento

Trata-se de um monumento em bronze fixado na Praça 14 de Julho, próximo à entrada da área central da cidade ao final da Avenida XV de Novembro. Inaugurado em 15 de junho de 2002, foi criado pela renomada artista plástica, residente na cidade, Norma Santaella.

As figuras em bronze representando os vários segmentos sociais e étnicos, que compuseram o povoamento da cidade, mostram, em três etapas históricas distintas, a representação do aldeamento, da imigração europeia e da migração nordestina. Os personagens aparecem perfilados em três placas de concreto. 

Um a um, os arquétipos do “povo” itapecericano compõem um grupo de 14 pessoas de corpo inteiro em um tamanho aproximado ao natural. Um padre segura uma pomba na mão esquerda, repertório da imagem extraída da tradição cristã que representa o Divino Espírito Santo, sendo seguido pela figura de um homem indígena e outros personagens negros, brancos, e, por fim, uma esquálida família, similar à clássica imagem de migrantes nordestinos difundida por alguns pintores modernistas, como Cândido Portinari. 

Na última placa, a escultora Norma Santaella desenhou figuras populares significando que a população estará sempre aumentando, em continuidade, ao longo do tempo, com o advento de outros habitantes.

Texto com informações e foto Departamento de Comunicação da Prefeitura

© 2015-2021 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site