O Governo Municipal de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde (SMS), realizou um evento de capacitação e de cuidados para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), na terça-feira, 18/04, no Cemur. O encontro aconteceu em decorrência do Abril Verde, que visa conscientizar sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O mês tem como objetivo prevenir acidentes e doenças relacionadas ao emprego.

A ação contou com uma palestra sobre a qualidade de vida e trabalho em equipe, além de atividades de bem-estar e saúde, como massoterapia, auriculoterapia, esmaltação de unhas, cuidados com a pele e agendamento de exames.

“Poder fazer eventos para essas pessoas que cuidam de outras, é importantíssimo para que eles também sejam acolhidos. Cuidamos da cidade, mas principalmente das pessoas. Vamos continuar reconstruindo Taboão da Serra, deixando o município mais seguro e devolvendo a dignidade do povo”, disse o Prefeito Aprígio.

A Agente Comunitária de Saúde Renata Cristina dos Santos, comentou sobre a relevância do evento. “A minha história como ACS foi um convite de uma amiga, que me contou como era e que cuidávamos de famílias. Para mim é muito gratificante poder cuidar, doar um pouquinho de mim. Muitos deles precisam bastante e eu me sinto realizada. Cada evento e cada curso só vem agregar para que a gente possa fazer um trabalho melhor”, disse.

O secretário de Saúde José Alberto Tarifa, falou sobre a ação voltado aos ACS. “O nosso governo preocupado com os funcionários, especialmente com os Agentes Comunitários de Saúde, dedicou esse dia para cuidar deles, então o evento é cuidando de quem cuida. O dia foi especial para eles, porque dialogamos, capacitamos os profissionais e nos colocamos a disposição para todas as demandas que surgirem do dia a dia de trabalho”, disse.

“Pensando em cuidar de quem cuida, nós fizemos um evento pensado para os Agentes Comunitários de Saúde, até pela importância do trabalho que elas executam dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), porque são elas que fazem o vínculo da unidade com o paciente e com o serviço. Então elas precisavam de cuidado para elas, enquanto trabalhadoras”, falou a subsecretária de saúde, Danielle Motta.

Texto Giovanna Lopes, sob supervisão de Vera Sampaio e Renata Gomes e foto Secom/PMTS